Sistema de Caterpillar
Todos os RPG Makers
Olá!
Estava vendo alguns comandos do RPG Maker e, sem querer, eu fiz um sistema de caterpillar(seguir herói) muito simples. Eu fiz o sistema no RPG Maker 2003, mas creio que funcione para os outros RPG Maker's.
Vamos começar!
Primeiro Passo: Criando o evento do NPCCrie um evento no canto de um mapa qualquer. No meu caso, eu criei um cachorro. Ainda na criação do NPC, coloque estes dados:
Em
Condição Inicial de Evento, coloque
Ao toque do herói em vez de
Apertar tecla. Em Posição do Evento, deixe em
Mesmo Nível que o herói. Agora em
Velocidade de Movimento, deixe na opção
4: Velocidade Normal.
- Spoiler:
Em
Tipo de Movimento, coloque
Por Esta Rota e em
Freqüencia, coloque o número
7, se o seu herói andar a velocidade padrão do RPG Maker 2000/2003, já para os outros RM's, devem ser outros.
Clique em
Editar Rota e clique nos seguintes botões:
Aumentar Freqüencia e
Passo seguindo Herói. Dê OK.
- Spoiler:
Agora em
Comandos de Eventos, vá em
Movimento de Personagem e deixe o campo
Objeto em
Herói. Clique nos seguintes botões:
Escorregar (Iniciar),
Passo à Frente e
Escorregar (Terminar). Em
Freqüencia de Movimento, deixe em
8. Dê um nome ao evento e clique em OK.
- Spoiler:
Pronto! Terminamos nosso primeiro evento!
Segundo Passo: Criando o evento que colocará o NPC perto do herói
Crie um segundo evento no canto do mapa sem nenhum gráfico. Em
Condição Inicial de Evento, deixe em
Processo Paralelo. Em
Comandos de Eventos, crie duas variáveis:
Hero X e
Hero Y.
Veja as configurações dessas variáveis:
- Spoiler:
- Spoiler:
Agora, clique na opção
Mudar Local de Evento e em
Evento, deixe a opção marcada no nome que você deu ao evento do NPC e em
Lugar de Movimento, deixe a opção
Por Variável selecionada. Em
Coord. X, deixe a variável
Hero X no campo e em
Coord. Y, deixe a variável
Hero Y no campo.
- Spoiler:
Pra finalizar, selecione a opção
Reinicar Timer da
Lista de Comandos e dê OK!
Pronto! Acabamos o sistema! Agora é só testar o sistema que você criou e ver se você seguiu tudo direitinho!
Descrição: Faz um simples evento seguir o herói.
Criador: Arthur(Eu)
Disponibilizador: Eu. Todos os créditos à mim
Aplicando-o: Se utiliza 2 Eventos no mapa, depois, se programa os dois e colocá-los em todos os mapas do seu jogo.
Screen:Demo: Não há.
Espero que esse sistema ajude em algo ^^
Até mais!