Acho que isso é um pequeno guia. Não que se você segui-lo você conseguirá criar um jogasso, mas acho que ajuda bastante, Créditos ao Blog Crocidb
Parte1 – Antes de tudoPrimeiro de tudo, é essencial que você possua o tempo necessário, ou seja, que nos dias que você separar (ou nos dias do contest) você esteja livre. Tão importante quanto isso é ter todas as ferramentas que você vai usar previamente instaladas. Já pensou se você vai instalar os programas depois que liberarem as regras?
É muito útil se você tiver uma estrutura do jogo já pronta, facilitando ainda mais o desenvolvimento.
Parte 2 – DesenvolvimentoLogo que sair as regras, você já vai ter tudo preparado para desenvolver o game, mas não caia na tentação,
não vá programar na hora. Agora é que vem a parte mais difícil de tudo isso: Fazer o design do jogo. Nessa hora pegue um papel, um lápis e fique lá escrevendo e desenhando tudo o que puder sobre o tema. É claro, dependendo do tema, é interessante que você faça uma pesquisa sobre ele, às vezes isso ajuda muito.
Nós não temos tempo de prototipação, ou seja, você terá que fazer todo o protótipo do jogos na cabeça. Testá-lo várias vezes. Lembre-se de uma regra muito importante do GameDesign, que é prototipar, testar, modificar e começar esse ciclo novamente. Ou seja, assim que tiver uma idéia jogável, “jogue” na sua mente, veja o que precisa ser mudado, jogue-o novamente, e assim por diante. Não pare até ver que seu jogo realmente ficou interessante e implementável – lembre-se que você tem pouco tempo para tornná-lo realidade.
Gostou da idéia que teve? Então documente-a rapidamente num arquivo texto, ou na sua folha de papel mesmo, com todos aqueles desenhos que você fez. Acho que aqui vem uma parte muito importante, definir TODOs. Crie um arquivo e coloque lá, em lista, as tarefas para o desenvolvimento do game. Divida todo o desenvolvimento do jogo em pequenas partes, e em ordem. É muito mais difícil você desenvolver algo sem ter pequenas metas,
você vai ver que isso ajuda muito.
Agora então comece a programação. Programe seguindo a lista de tarefas criada anteriormente. Não é necessário comentar muito seu código, mas é aconselhável. Não se preocupe muito com POG, só tome cuidado para que isso não saia do seu controle. O tempo é curto, não dá para ficar refatorando cada testezinho que você faz, isso é verdade, mas não deixe o código muito ilegível também. Além de tudo, tem que tomar cuidado para não criar algorítimos ineficientes, não precisa usar algorítimos ótimos a todo momento, mas também não queremos o jogo lento por causa de algorítimos mal criados.
Faça os gráficos do seu jogo. Não precisa terminar todo o jogo para criar os gráficos. Garanto que isso dá uma relaxada.
Parte 3 – Algumas dicas… *
Durma – é
muito importante que você durma. Não ache que vai ficar todo o tempo codando que você não vai aguentar, e depois que você está com sono, começa a fazer algumas coisas meio sem lógica, o que aqui não se encaixa muito bem, precisamos muito de lógica.
*
Breaks – faça pausas no desenvolvimento. Não muito demoradas, porque senão você perde a linha de raciocínio. Entretanto, pausas são muito eficientes. Não gaste mais que dez minutos em cada pausa. Lembre-se também que elas gastam tempo, e você não tem muito.
*
Alimentação – faça uma alimentação saudável, pelo menos no tempo de desenvolvimento. Não coma muito, nem coisas muito gordurosas, elas podem te fazer passar mal, e isso não é nada interessante.
*
Beba – essa é uma dica que eu adoro. Beba muito líquido. Nem que seja água. Pode ser café, leite, chá, refrigerante. Tome cuidado, não é para exagerar. Lembre-se que tudo em exagero pode fazer mal.
Espero que essas dicas ajudem!!