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 [RMVX] Sistema de Alquimia

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ArthurMaker
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MensagemAssunto: [RMVX] Sistema de Alquimia   Qua Maio 05, 2010 7:34 pm

Venho lhes trazer um clássico, um sistema de Alquimia bem simples e prático, mas muito interessante.

Introdução
O
sistema é praticamente feito pelos eventos comuns. É nele que iremos
trabalhar a nossa dedicação, agora chega de introdução e vamos ao que
importa, "o sistema".

Tutorial
Tenha em Mente a Poção/Bomba que vai fazer. A alquimia no meu tutorial usa 2 tipos de "Criações", Bombas e Poções.

Bomba:
Se for uma bomba, a primeira coisa a fazer é criar os efeitos, o tipo
de bomba e é claro um nome legal. Depois configure sua Bomba como:

Afeta:
Isso é bem importante. Aqui define se sua bomba vai ser de efeito
dentro da area ou efeito apenas sobre um oponente. Eu Criarei apenas
para um inimigo.
Usável Em: Aqui define se é em batalha ou menu. Como é uma bomba selecione apenas em batalha.
Consumo: Escolha Sim, isso fará que a Bomba saia do inventario do Heroi.
Animação:
Aqui é um ponto bem legal.Coloque uma animação bonita com efeitos
legais.Claro que se sua Bomba for uma de veneno, não vai colocar um
efeito de fogo (Isso vem de cada um né? )
Valores de Dano: (Tudo depois de Animação, deixe como está.)
Dano Basico: Aqui é o dano Basico da sua Bomba. Aqui vai a gosto e comparado a seu projeto.
Dispersão: Aqui não sei bem como funciona. No Tutorial deixarei em 20.
Impacto: Aqui seria para um dano baseado no Ataque do heroi. Usado em danos fisicos. Eu não usarei impacto, portanto deixando em 0.
Mentalidade:
Baseado na sua inteligencia. Para alquimistas é mais viavél, ja que são
só um pouco mais fortes que os magos. Deixe entre 30 e 70. Como sempre
isso vai a gosto.
Opções: Do lado de Valores de Dano. Edite a gosto.


Poções:
Essencial em um RPG bem formulado. Poções podem ser comuns ou raras,
mas sempre tem. Basicamente como a bomba. Siga os exemplos que vem na
database original e crie a sua bem Simples.

Ingredientes: Aqui é uma parte importante. Com os ingredientes você criará a Poção/Bomba. Nessa parte apenas darei dicas.
Itens Basicos:
Usar uns dois itens que sempre vão ser usados em todas as poções e
bombas. Itens +/- Indispensaveis, Melhor dizendo: Itens Base
EX: Frasco Vazio / Recipiente de Mistura
Coerencia: Você cria uma Bomba de Fogo.
Os
ingredientes são: Frasco Vazio, Recipiente de Mistura, Fosforo e Grama.
Isso realmente é "Broxante". Pense em itens legais e que certamente tem
um potencial para ser uma bomba. EX: Alcool, Gasolina, ETC.
Livros:
Como o Heroi aprendeu a criar as Poções/Bombas? Ou ele é um mestre
alquimista ou ele leu alguns livros! (Faça esses livros, vão ser usados
no Sistema). Só algumas dicas, mas isso só pra dar umas Ideias.

Bem... Vamos aos Eventos! Crie um "Skill" com estas configurações:

Afeta: Nada
Usavel em: Apenas Menu
% de Acerto: 100 (A chance de dar errado está nos Eventos)
Evento Comum: Deixe aqui o Evento que você vai usar. Edite Mais para frente.O Resto Edite como quiser.

Eventos Comuns

Agora
sim a parte que vou deixar muuuuuito bem explicado. Vou fazer em 10
passos. (Lembrando que todos os itens tem que estar prontos.)

Crie um Evento Comum com condição inicial = Nada.
Crie uma condição, nessa condição coloque como o Livro da Poção/Bomba, com a opção de excessão.

Agora você vai criando condições sendo elas dos itens nescessarios,
sempre colocando com excessão.Todo o item novo deve ser colocado na
condição anterior.
SS:



Crie algo parecido como na SS acima.
Crie uma Variavel com Aleatorio entre 0 ~ 100.

Crie uma condição de variavel com a variavel que você acabou de criar,
com excessão. Coloque menor ou igual, e um numero a sua escolha. Esse
número vai ser a chance de dar errado a criação da
poção/bomba.Aconselho um número entre 20 ~ 40.
Aqui é mais a estetica do trabalho. No SS tem um exemplo.
Coloque para retirar os Itens que iriam ser usados.
Na excessão vai ser quando o Heroi conseguir fazer a poção/bomba.
10º Todas as Excessões abaixo da do 9º passo, coloque uma mensagem de
"Você não tem os Itens necessários."

E ai está o Script! Bem facil. Coloque na Skill que você criou anteriormente o Evento Comum que você criou.

Créditos: Diaz
KCMaker

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