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 [RM2K3 + ENGINE] Tutorial de HP na tela

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ArthurMaker
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MensagemAssunto: [RM2K3 + ENGINE] Tutorial de HP na tela   [RM2K3 + ENGINE] Tutorial de HP na tela EmptyQua maio 05, 2010 7:18 pm

Barra de hp na tela
Por ronaldo



Transformado HP em percentual

Bem, para fazermos a barra de hp (ou mp, tanto faz, o processo é o mesmo), teremos que primeiramente transformar o valor do hp em um valor percentual para podermos relacionar com as figuras da nossa barra. Mas pra que isso??? Ora, nós sabemos que quando o herói passa de nível, o seus valores hp e mp máximos aumentam, portanto se a gente fizesse a barra direto em cima do valor máximo do hp do herói, quando o mesmo aumentar de nível, a barra vai ficar desregulada. É preciso fazer com que a barra seja de acordo com o hp do herói em qualquer nível que ele esteja, ok?
Bem, então primeiro nós temos que fazer uma variável para armazenar o valor máximo do hp do herói. Vá em eventos comuns e crie um evento chamado Barra de hp, coloque em processo paralelo. Em seguida, nesse evento, crie uma variável e de o nome de HP máximo e defina como: herói >> HP Max. Em seguida precisaremos criar uma variável para armazenar o valor do HP atual do herói, então crie outra variável com o nome HP Atual e defina como: herói >> HP Atual. A seguir vamos fazer o cálculo que transformará o valor do HP em percentual utilizando essas variaveis. Então em alterar variaveis, selecione a variável HP Atual e multiplique por 100. E logo em seguida, novamente em alterar variaveis, selecione a variavel HP Atual e divida pela variável HP Máximo. Nesse momento a variável HP Atual representa o percentual do HP do herói e é ela que vamos utilizar para relacionar com as figuras da barra de HP. O código desses calculos deve ficar mais ou menos assim:

[RM2K3 + ENGINE] Tutorial de HP na tela Tutorial1nk6

Colocando as figuras

Agora já podemos colocar as imagens que representam a nossa barra. O ideal é fazer 100 imagens para a barra, uma para cada unidade dos 100%. Acredito que a colocação dessas imagens não precisa ser explicada nos mínimos detalhes, se você prestar bem atenção no código vai entender como é feita. É só colocar as condições para que cada figura apareça. Na engine você pode ver melhor como isso funciona.

Download da engine:

http://rapidshare.com/files/203571332/Barra_de_hp_e_mp_na_tela.lzh.html

http://www.4shared.com/file/89967278/60018a59/Barra_de_hp_e_mp_na_tela.html

Fonte: Mundo RPG Maker
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