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 [Evento] Chuva com Raios

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HFox
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<b>Data de inscrição</b> Data de inscrição : 17/04/2010

MensagemAssunto: [Evento] Chuva com Raios   Seg Abr 19, 2010 4:11 pm

Está cansado dessas chuvinhas onde só se ve os pingos caindo? Quer uma chuva diferente?
Este tutorial lhe ensinará como fazer uma chuva bem legal!

O que fará: criará uma chuva onde se pode cair raios, além de fazer o barulho dos pingos caindo.
O que requer: requer saber um básico de VX e saber a mexer nem que seja um mínimo em variáveis e switchs.

Começando

1 - Bem, de algum jeito, tem de começar a chuver, saindo de uma casa, em uma apresentação, que seja. Neste tutorial, eu colocarei que irá começar a chuver quando sair de uma casa.

Então, terá que ter dois mapas: um da casa por dentro e um da casa por fora.

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Bem, agora crie um evento na parte de dentro da casa para ir ao lado de fora. Para fazer isso, clique com o Botão Direito do mouse > Criação Rápida > Teletransporte. Depois, defina para onde vai ir (neste caso, para o lado de fora).

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Depois faça na porta do lado de fora para ir pra dentro. Renomei o evento do Teletransporte do lado de fora pra ir pra dentro de Teletransporte 1, e o do lado de dentro pra ir pro lado de fora de Teletransporte 2.

Agora, do lado de fora da casa, crie dois eventos: Um chamado Processo Paralelo 1, e o outro chamado Chuva, em lugares que não atrapalhe.

Spoiler:
 

Nos eventos, repare que no canto inferior esquerdo, há algo escrito assim:

Iniciar quando:
Nele há diversas opções, como:

Pressionar tecla
Ao tocar herói
Ao tocar evento
Início automático
Processo paralelo

No evento "Chuva", selecione Início automático, e em "Processo Paralelo 1", selecione Processo Paralelo.

Chuva

Bem, agora começaremos a colocar as coisas no evento "Chuva".

Iremos criar as switchs e mudar a cor da tela. Então vamos lá!

Citação :
Coloque inserir > na 2ª aba > Cor da Tela.
Coloque: Vermelho > 0, Verde > 0, Azul > 0, Cinza > 85, Tempo: 60 sem Esperar completar a alteração marcado, assim ficará parecendo que as nuvens estão tapando o sol.

Agora, coloque inserir > na 2ª aba > Opções de Clima. Em Tipo, coloque Tempestade. Em força, coloque 5. Em Tempo, coloque 60 sem o Esperar até o fim da troca de clima marcado.

Então, coloque inserir > na 2ª aba > Reproduzir Som de Fundo. Escolha "Rain", com o volume em 70% e velocidade de 50%.

Agora, criaremos as switchs.

Coloque inserir > Opções de Switch. Clique em ... que aparecerá uma nova janela. Lá, nomeie três switchs como Trovões 1, Trovões 2 e Chuva. Escolha 0001 - Trovões 1 e de OK.

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Agora, coloque inserir > Opções de Switch. Coloque a switch 0003 - Chuva e de OK.

Até agora está assim:

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Bem, estamos progredindo. Agora, repare que nos eventos, lá em cima, há um botão escrito assim: Nova Página, clique nele e uma nova página se abrirá (dã), Nessa nova página, escolha iniciar quando: Processo paralelo, e na parte superior esquerda, há um lugar escrito: Condições do Evento. Escolha a switch 0003 - Chuva.

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Depois disso, dê Aplicar, OK.

Processo Paralelo 1

Bem, aqui neste evento, faremos os raios e criaremos a variável, mexendo no evento Processo Paralelo 1.
Comecemos pelas variáveis:

Citação :
Bem, coloque inserir > Opções de Variável. Clique em ... que aparecerá uma nova janela. Lá, nomeie uma variável de Trovões, escolha ela e clique em OK. Agora, em Operação, coloque Substituir e em Operandos coloque Aleatório 1 ~ 10.

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Agora, coloque inserir > Condições. Coloque a variável Trovões, em constante coloque 5 e coloque igual a, sem o Adicionar excessão se não cumpridas as condições.

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Estamos indo bem. Agora coloque inserir > na 2ª aba > Efeito Flash. Em Cor do Flash, coloque Vermelho: 255, Verde: 220, Azul: 0, Saturação: 255, e em Tempo, coloque 60 sem o Esperar fim do efeito marcado.

Então, coloque inserir > na 2ª aba > Esperar. Coloque para esperar 60.
Agora, coloque inserir > na 2ª aba > Mostrar Expressão. Coloque Personagem e Surpresa.
E finalmente, coloque inserir > na 2ª aba > Reproduzir Efeito Sonoro. Escolha um barulho de Trovão, eu coloquei a SE (Efeito Sonoro) Thunder 7, com 80% de volume e 50% de velocidade.

Agora, é o mesmo processo, mudando pequenos detalhes:

Coloque inserir > Condições. Coloque a variável Trovões, em constante coloque 10 e coloque igual a.

Agora coloque inserir > na 2ª aba > Efeito Flash. Em Cor do Flash, coloque Vermelho: 255, Verde: 220, Azul: 0, Saturação: 255, e em Tempo, coloque 60 sem o Esperar fim do efeito marcado.

Então, coloque inserir > na 2ª aba > Esperar. Coloque para esperar 30.
Agora, coloque inserir > na 2ª aba > Mostrar Expressão. Coloque Personagem e Surpresa.
E finalmente, coloque inserir > na 2ª aba > Reproduzir Efeito Sonoro. Escolha um barulho de Trovão, eu coloquei a SE (Efeito Sonoro) Thunder 1, com 100% de volume e 50% de velocidade.

Assim, ficará parecendo que caiu um trovão só que mais perto.

Agora, coloque inserir > na 2ª aba > Esperar. Coloque para esperar 150.
Lembra que na parte superior esquerda há um lugar escrito: Condições do Evento? Escolha a switch 0001 - Trovões 1.

Até agora, está assim:

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[Veja a imagem]

Agora, crie um novo evento em um lugar que não atrapalhe na parte de dentro da casa, chamado Processo Paralelo 2.

Processo Paralelo 2

Bem, aqui, você fará a mesma coisa que o Processo Paralelo 1, só que não irá colocar o Efeito Flash, e em Condições do Evento, coloque a switch 0002 - Trovões 2. Colocarei só a imagem:

Spoiler:
 
[Veja a imagem]

Agora, faremos algumas coisas para que os pingos não caião dentro da casa.

Teletransporte 2

Aqui mexeremos no evento Teletransporte 2.

Citação :
Para começar, crie uma nova página no evento e copie o conteúdo da primeira página pra segunda (?.?").
Na segunda página, coloque iniciar quando: Processo Paralelo.
Agora, na primeira página, coloque inserir > Condições. Coloque a switch 0002 - Trovões 2 ~ ON com o Adicionar excessão se não cumpridas as condições marcado.

Agora, dentro das condições, coloque inserir > Opções de Switch. Coloque a Switch 0002 - Trovões 2 em OFF.
Depois disso, coloque inserir > Opções de Switch. Coloque a Switch 0003 - Chuva em OFF.
Então, coloque inserir > Controle de Switch Local. Coloque a Switch A em ON.
E em excessão, coloque inserir > Controle de Switch Local. Coloque a Switch A em ON.

Na segunda página, em Condições do Evento coloque Switch Local A. E depois do Teletransporte, coloque inserir > Controle de Switch Local. Coloque a Switch A em OFF.

Vejamos as imagens:

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[Veja a imagem (1ª página)]

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[Veja a imagem (2ª página)]

Bom, estamos chegando ao fim. Agora só falta mexer no Teletransporte 1.

Teletransporte 1

Aqui mexeremos no evento Teletransporte 1. Mudará algumas coisas, por isso, leia atentamente.

Citação :
Para começar, crie uma nova página no evento e copie o conteúdo da primeira página pra segunda (?.?").
Na segunda página, coloque iniciar quando: Processo Paralelo.
Agora, na primeira página, coloque inserir > Condições. Coloque a switch 0001 - Trovões 1 ~ ON com o Adicionar excessão se não cumpridas as condições marcado.

Agora, dentro das condições, coloque inserir > Opções de Switch. Coloque a Switch 0001 - Trovões 1 em OFF.

Agora, coloque inserir > na 2ª aba > Opções de Clima. Em Tipo, coloque Nada. Em Tempo, coloque 1 sem o Esperar até o fim da troca de clima marcado.

Coloque inserir > na 2ª aba > Cor da Tela.
Coloque: Vermelho > 0, Verde > 0, Azul > 0, Cinza > 0, Tempo: 1 sem Esperar completar a alteração marcado, assim a tela voltará a cor original.

Depois disso, coloque inserir > Opções de Switch. Coloque a Switch 0002 - Trovões 2 em ON.
Então, coloque inserir > Controle de Switch Local. Coloque a Switch A em ON.
E em Excessão, coloque inserir > Controle de Switch Local. Coloque a Switch A em ON.

Na segunda página, em Condições do Evento coloque Switch Local A. E depois do Teletransporte, coloque inserir > Controle de Switch Local. Coloque a Switch A em OFF.

Vejamos as imagens:

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[Veja a imagem (2ª página)]

Spoiler:
 
[Veja a imagem (2ª página)]

Terminando

Bem, agora dê uma conferidinha para ver se está tudo certo ^.^.

Acabou?

Sim!!! Agora, suas chuvas ficarão além de mais legais, mais realistas!

¿Ficou com alguma Dúvida?

Se sim, é só baixar a Demo. Senha para descompactar: HFox

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------Demo-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aqui, terminamos este tutorial. Até a próxima

HFox

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:arrow: Postado originalmente em: Dungeon Makers
:arrow: Por: HFox (eu ^.^")
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