HFox Forasteiro
Mensagens : 10 MakerCoins : 117 Data de inscrição : 17/04/2010
| Assunto: [Evento] Chuva com Raios Seg Abr 19, 2010 4:11 pm | |
| Está cansado dessas chuvinhas onde só se ve os pingos caindo? Quer uma chuva diferente? Este tutorial lhe ensinará como fazer uma chuva bem legal! O que fará: criará uma chuva onde se pode cair raios, além de fazer o barulho dos pingos caindo. O que requer: requer saber um básico de VX e saber a mexer nem que seja um mínimo em variáveis e switchs. Começando 1 - Bem, de algum jeito, tem de começar a chuver, saindo de uma casa, em uma apresentação, que seja. Neste tutorial, eu colocarei que irá começar a chuver quando sair de uma casa. Então, terá que ter dois mapas: um da casa por dentro e um da casa por fora. - Spoiler:
[Veja a imagem] - Spoiler:
[Veja a imagem] Bem, agora crie um evento na parte de dentro da casa para ir ao lado de fora. Para fazer isso, clique com o Botão Direito do mouse > Criação Rápida > Teletransporte. Depois, defina para onde vai ir (neste caso, para o lado de fora). - Spoiler:
[Veja a imagem] - Spoiler:
[Veja a imagem] Depois faça na porta do lado de fora para ir pra dentro. Renomei o evento do Teletransporte do lado de fora pra ir pra dentro de Teletransporte 1, e o do lado de dentro pra ir pro lado de fora de Teletransporte 2. Agora, do lado de fora da casa, crie dois eventos: Um chamado Processo Paralelo 1, e o outro chamado Chuva, em lugares que não atrapalhe. - Spoiler:
Nos eventos, repare que no canto inferior esquerdo, há algo escrito assim: Iniciar quando:Nele há diversas opções, como: Pressionar tecla Ao tocar herói Ao tocar evento Início automático Processo paralelo No evento "Chuva", selecione Início automático, e em "Processo Paralelo 1", selecione Processo Paralelo. Chuva Bem, agora começaremos a colocar as coisas no evento "Chuva". Iremos criar as switchs e mudar a cor da tela. Então vamos lá! - Citação :
- Coloque inserir > na 2ª aba > Cor da Tela.
Coloque: Vermelho > 0, Verde > 0, Azul > 0, Cinza > 85, Tempo: 60 sem Esperar completar a alteração marcado, assim ficará parecendo que as nuvens estão tapando o sol.
Agora, coloque inserir > na 2ª aba > Opções de Clima. Em Tipo, coloque Tempestade. Em força, coloque 5. Em Tempo, coloque 60 sem o Esperar até o fim da troca de clima marcado.
Então, coloque inserir > na 2ª aba > Reproduzir Som de Fundo. Escolha "Rain", com o volume em 70% e velocidade de 50%.
Agora, criaremos as switchs.
Coloque inserir > Opções de Switch. Clique em ... que aparecerá uma nova janela. Lá, nomeie três switchs como Trovões 1, Trovões 2 e Chuva. Escolha 0001 - Trovões 1 e de OK.
- Spoiler:
[Veja a imagem]
Agora, coloque inserir > Opções de Switch. Coloque a switch 0003 - Chuva e de OK.
Até agora está assim:
- Spoiler:
[Veja a imagem]
Bem, estamos progredindo. Agora, repare que nos eventos, lá em cima, há um botão escrito assim: Nova Página, clique nele e uma nova página se abrirá (dã), Nessa nova página, escolha iniciar quando: Processo paralelo, e na parte superior esquerda, há um lugar escrito: Condições do Evento. Escolha a switch 0003 - Chuva.
- Spoiler:
[Veja a imagem]
Depois disso, dê Aplicar, OK. Processo Paralelo 1 Bem, aqui neste evento, faremos os raios e criaremos a variável, mexendo no evento Processo Paralelo 1. Comecemos pelas variáveis: - Citação :
- Bem, coloque inserir > Opções de Variável. Clique em ... que aparecerá uma nova janela. Lá, nomeie uma variável de Trovões, escolha ela e clique em OK. Agora, em Operação, coloque Substituir e em Operandos coloque Aleatório 1 ~ 10.
- Spoiler:
[Veja a imagem]
Agora, coloque inserir > Condições. Coloque a variável Trovões, em constante coloque 5 e coloque igual a, sem o Adicionar excessão se não cumpridas as condições.
- Spoiler:
[Veja a imagem]
Estamos indo bem. Agora coloque inserir > na 2ª aba > Efeito Flash. Em Cor do Flash, coloque Vermelho: 255, Verde: 220, Azul: 0, Saturação: 255, e em Tempo, coloque 60 sem o Esperar fim do efeito marcado.
Então, coloque inserir > na 2ª aba > Esperar. Coloque para esperar 60. Agora, coloque inserir > na 2ª aba > Mostrar Expressão. Coloque Personagem e Surpresa. E finalmente, coloque inserir > na 2ª aba > Reproduzir Efeito Sonoro. Escolha um barulho de Trovão, eu coloquei a SE (Efeito Sonoro) Thunder 7, com 80% de volume e 50% de velocidade.
Agora, é o mesmo processo, mudando pequenos detalhes:
Coloque inserir > Condições. Coloque a variável Trovões, em constante coloque 10 e coloque igual a.
Agora coloque inserir > na 2ª aba > Efeito Flash. Em Cor do Flash, coloque Vermelho: 255, Verde: 220, Azul: 0, Saturação: 255, e em Tempo, coloque 60 sem o Esperar fim do efeito marcado.
Então, coloque inserir > na 2ª aba > Esperar. Coloque para esperar 30. Agora, coloque inserir > na 2ª aba > Mostrar Expressão. Coloque Personagem e Surpresa. E finalmente, coloque inserir > na 2ª aba > Reproduzir Efeito Sonoro. Escolha um barulho de Trovão, eu coloquei a SE (Efeito Sonoro) Thunder 1, com 100% de volume e 50% de velocidade.
Assim, ficará parecendo que caiu um trovão só que mais perto.
Agora, coloque inserir > na 2ª aba > Esperar. Coloque para esperar 150. Lembra que na parte superior esquerda há um lugar escrito: Condições do Evento? Escolha a switch 0001 - Trovões 1.
Até agora, está assim:
- Spoiler:
[Veja a imagem] Agora, crie um novo evento em um lugar que não atrapalhe na parte de dentro da casa, chamado Processo Paralelo 2. Processo Paralelo 2 Bem, aqui, você fará a mesma coisa que o Processo Paralelo 1, só que não irá colocar o Efeito Flash, e em Condições do Evento, coloque a switch 0002 - Trovões 2. Colocarei só a imagem: - Spoiler:
[Veja a imagem] Agora, faremos algumas coisas para que os pingos não caião dentro da casa. Teletransporte 2 Aqui mexeremos no evento Teletransporte 2. - Citação :
- Para começar, crie uma nova página no evento e copie o conteúdo da primeira página pra segunda (?.?").
Na segunda página, coloque iniciar quando: Processo Paralelo. Agora, na primeira página, coloque inserir > Condições. Coloque a switch 0002 - Trovões 2 ~ ON com o Adicionar excessão se não cumpridas as condições marcado.
Agora, dentro das condições, coloque inserir > Opções de Switch. Coloque a Switch 0002 - Trovões 2 em OFF. Depois disso, coloque inserir > Opções de Switch. Coloque a Switch 0003 - Chuva em OFF. Então, coloque inserir > Controle de Switch Local. Coloque a Switch A em ON. E em excessão, coloque inserir > Controle de Switch Local. Coloque a Switch A em ON.
Na segunda página, em Condições do Evento coloque Switch Local A. E depois do Teletransporte, coloque inserir > Controle de Switch Local. Coloque a Switch A em OFF.
Vejamos as imagens:
- Spoiler:
[Veja a imagem (1ª página)]
- Spoiler:
[Veja a imagem (2ª página)] Bom, estamos chegando ao fim. Agora só falta mexer no Teletransporte 1. Teletransporte 1 Aqui mexeremos no evento Teletransporte 1. Mudará algumas coisas, por isso, leia atentamente. - Citação :
- Para começar, crie uma nova página no evento e copie o conteúdo da primeira página pra segunda (?.?").
Na segunda página, coloque iniciar quando: Processo Paralelo. Agora, na primeira página, coloque inserir > Condições. Coloque a switch 0001 - Trovões 1 ~ ON com o Adicionar excessão se não cumpridas as condições marcado.
Agora, dentro das condições, coloque inserir > Opções de Switch. Coloque a Switch 0001 - Trovões 1 em OFF.
Agora, coloque inserir > na 2ª aba > Opções de Clima. Em Tipo, coloque Nada. Em Tempo, coloque 1 sem o Esperar até o fim da troca de clima marcado.
Coloque inserir > na 2ª aba > Cor da Tela. Coloque: Vermelho > 0, Verde > 0, Azul > 0, Cinza > 0, Tempo: 1 sem Esperar completar a alteração marcado, assim a tela voltará a cor original.
Depois disso, coloque inserir > Opções de Switch. Coloque a Switch 0002 - Trovões 2 em ON. Então, coloque inserir > Controle de Switch Local. Coloque a Switch A em ON. E em Excessão, coloque inserir > Controle de Switch Local. Coloque a Switch A em ON.
Na segunda página, em Condições do Evento coloque Switch Local A. E depois do Teletransporte, coloque inserir > Controle de Switch Local. Coloque a Switch A em OFF.
Vejamos as imagens:
- Spoiler:
[Veja a imagem (2ª página)]
- Spoiler:
[Veja a imagem (2ª página)] Terminando Bem, agora dê uma conferidinha para ver se está tudo certo ^.^. Acabou? Sim!!! Agora, suas chuvas ficarão além de mais legais, mais realistas! ¿Ficou com alguma Dúvida? Se sim, é só baixar a Demo. Senha para descompactar: HFox-----------------------------------------------------------------------------------------------------------Demo----------------------------------------------------------------------------------------------------------- Aqui, terminamos este tutorial. Até a próxima HFox----------------------------------------------------------------------------------------------------------- :arrow: Postado originalmente em: Dungeon Makers :arrow: Por: HFox (eu ^.^") |
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