Terra Makers
Bem-vindo à Terra Makers.
Para ter acesso total ao nosso fórum, cadastre-se ou faça seu login.

[Tutorial]: Seu jogo mais atraente! Ico-7255,48
Terra Makers
Bem-vindo à Terra Makers.
Para ter acesso total ao nosso fórum, cadastre-se ou faça seu login.

[Tutorial]: Seu jogo mais atraente! Ico-7255,48
Terra Makers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Suporte à criação de jogos em RPG Maker
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Participe do concurso "Dê um nome para o mascote do fórum!" e ganhe prêmios!
Participe do evento "Chame seus amigos para participarem do fórum"! e ganhe MakerCoins!

Compartilhe | 
 

 [Tutorial]: Seu jogo mais atraente!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
ArthurMaker
Rei
Rei
ArthurMaker

<b>Mensagens</b> Mensagens : 142
<b>MakerCoins</b> MakerCoins : 10321
<b>Data de inscrição</b> Data de inscrição : 11/04/2010
<b>Prêmios</b> Prêmios :
Este membro ainda não
recebeu nenhum prêmio...


[Tutorial]: Seu jogo mais atraente! Empty
MensagemAssunto: [Tutorial]: Seu jogo mais atraente!   [Tutorial]: Seu jogo mais atraente! EmptySáb Jul 03, 2010 11:19 pm

Este tutorial é de exclusividade da Terra Makers.
Caso queira colocá-lo em outro fórum, envie-me uma Mensagem Pessoal.




Seu jogo mais atraente!

Você já deve ter visto e jogado vários jogos super-mega-ultra-fodônicos que na qual você tenha gostado muito, e quer fazer um "igual". Mas veja: todo esse "igual", é igual mesmo. Pelo menos 1% da população maker tem essa mania de copiar os jogos dos outros, mas fazer um com pequenas mudanças. Mesmo assim, isso é considerado Plágio.

Item 01 - O que é Plágio e como evitá-lo.

O que é plágio? Vamos consultar nossa velha amiga Wikipédia:
Citação :
O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

E como evitar isso? Simples, crie uma coisa sua.

Você está escrevendo um roteiro, por exemplo. De repente, vem aquela ideia magnífica de usar uma coisa que já existe em outra obra conhecida. Mas você diz: "Ah, mas isto já é usado em outra obra... Puxa, mas esta ideia é tão boa... E agora?"
O agora é agora! Você pode conseguir ideias de seus sonhos, de algo que você viu na rua ou algo que simplesmente veio na sua cabeça. Aí você imagina uma possibilidade quase igual a outra que você gostaria de colocar em seu roteiro e ela se encaixa perfeitamente naquele parte, e pronto! Você fugiu de um plágio com sucesso.
Mas outra monstro surge: o famoso Clichê!

Item 02 - O que é Clichê e como evitá-lo.

Novamente, para descobrirmos o que é Clichê, vamos à nossa amiga Wikipédia:
Citação :
Um clichê (do francês cliché), chavão ou lugar-comum é uma expressão idiomática que, de tão utilizada e repetida, desgastou-se e perdeu o sentido ou se tornou algo que gera uma reacção má em vez de dar o efeito esperado.

Exemplos:

  • vil metal
  • palidez cadavérica
  • silêncio mortal
  • selva de pedra

Também pode significar uma idéia relativa a algo que se repete com tanta frequência que já se tornou previsível dentro daquele contexto.

Exemplos: Em romances, filmes e telenovelas, "o mordomo é sempre o culpado do assassinato do patrão", "o herói no final mata o vilão" etc.

Resumindo, Clichê é uma coisa que, de muitas vezes utilizada, "perde a graça", ou fica muito previsível dentro do contexto em que ele apresenta, representando a pessoa o que já vai acontecer. Tente criar algo inesperado. Acredite, isto vai dar uma elevação e tanto no seu jogo. Isso nos leva para a próxima parte deste tutorial: o Roteiro!

Item 03 - Roteiro: como fazê-lo e interpretá-lo bem.

Para você começar um roteiro, você precisa ter três coisas já muito bem definidas, sendo elas: personagem, estrutura e enredo. Um roteiro deve estar dividido da seguinte forma:

  • Parte 1(Início): seria esta a introdução do filme, delimitando os personagens e suas ações, aí vem o primeiro ponto de virada, onde se passa para a Parte 2;

  • Parte 2(Meio): desenvolvimento do roteiro, a confrontação, que se divide (através do ponto central) em duas partes;

  • Parte 3(Fim): define o roteiro, o desfecho da história, mas podem existir modificações, onde se pode trabalhar do final para o início, ou do meio para o fim e depois para o início, ou vice-versa, nos roteiros de cinema isto é totalmente possível, assim como é possível nos roteiros de jogos.


Um roteiro pode ser definido como uma tentativa sistemática e ordenada para prever o futuro do jogo ou filmes. É uma previsão que na prática se concretiza em um manuscrito contendo a descrição, cena por cena, enquadramento por enquadramento e das soluções de todos os problemas "técnicos"(sistemas, scripts...) e "artísticos"(definição de personagens, criação de characters...) que se prevê para a realização do trabalho.

Se você quer trabalhar com um roteiro profissional, parecido com os de filmes, recomendo que baixe o programa Celtx, ele é muito útil para organizar seu roteiro. Clique aqui e veja o que a Wikipédia tem a dizer sobre ele.

Item 04 - Designer gráfico: não é só o roteiro que chama a atenção dos jogadores!

O Designer Gráfico é um dos maiores desafios para um produtor de jogos ou de filmes. "Que roupa posso colocar neste personagem?", "Qual será o tileset que vou escolher?", "Qual estilo de characters que vou colocar?"... Essas são algumas das perguntas de vários makers... Para não passarem por isso, várias pessoas optam por usar o famoso RTP. Mas utilizam ele de tal forma, que deixa os jogadores meio que "irritados"... Por favor, se forem utilizar o RTP, que seja bem utilizado! Faça coisas novas para ele, modifique gráficos dele e leia atentamente os tutoriais de mapeação que encontrar.

Enfim, designer gráfico seria tudo aquilo que você colocaria de gráficos no seu jogo(isso é óbvio! hehehe). Seja eles Titles, Windowskins, Tilesets, etc...

Escolha bem os gráficos de seu jogo. E se puder, crie próprios, para que seu jogo fique mais original.

Estude bastante o mapeamento, deixe os mapas realistas(um rio reto não me parece nem um pouco realista...) e com coisas adicionais dependendo do ambiente. Como por exemplo: "Meu character está numa linda floresta, onde não há monstro nenhum. Não há nada nesta floresta além de mim, árvores e mais árvores e um grande rio limpo e cristalino.".

Entendeu o que eu quis dizer?
Não? Pois então aqui vai a explicação:
Porquê não colocar pássaros, animais silvestres e outros mimos da floresta neste mapa? Pense nisso! Rindo

Item 05 - Sistemas e Scripts: Novas funcionalidades.

O que vai chamar a atenção do jogador também, será os sistemas e/ou scripts utilizados em seu jogo. Se puder, faça seus próprios scripts ou sistemas, para que seu jogo fique melhor e original.

Citação :
Dica:
Se você estiver usando algum maker que utilize scripts, coloque um script de Dia e Noite de acordo com o horário do computador do jogador. Isto deixa o jogo mais realista.

Se você utiliza os makers antigos, que somente suporta eventos, utilize também um sistema de Dia e Noite, mas com o tempo de espera maior, bem maior, para que não anoiteça nem amanheça tão rápido.

Tente inovar o máximo possível em seus sistemas e scripts. Isso deixará, com muita certeza, seu jogo original.

Tente, também, utiliar pictures/scripts de iluminação e fogs. Isso deixa o jogo um pouco mais realista.

Item 06 - Diversão é o que não deve faltar: as quests estão aí para isto.

Para não deixar o seu jogo monótomo e chato, coloque quests/side-quests para que o jogador se distraia. Coloque mini-games, como "Pac-Man" ou qualquer outra coisa, use e abuse da sua imaginação nesta parte.

Mas é claro que: no final de suas quests, sempre coloque uma recomensa para o jogador.

Item 07 - Textos e afins.

Citação :

Muito bem, Mirote-san! Você acaba de compl
seu treinamento! Gafanhoto acaba de recebe
uma medalha como garantia de seu esforço!!
Parabéns, Mirote-san. Sensei está muito
orgulhoso com seus esforços. Sensei feliiiizz!

Pelo o amor da Enterbrain, NUNCA COMETA ESTES ERROS!
O texto acima for inventado por um roteirista que nunca leu este tópico. Rolando os Olhos
Enfim, as "palavras" destacadas no texto acima, estão com algum erro.
Vamos tentar descobrir?
Citação :
Compl | Recebe = A Windowskin foi muito pequena para estas palavras, não concordam?

!! | iiiizz = Nunca repita caracteres simultaneamente(ou seja, uma na frente da outra)! Isso deixa o texto meio "ilegível" e "feio".

Se o personagem estiver gritando, você iria colocar "AAAHHH!!!", não é mesmo? Não coloque assim, isso pode deixar a impressam que o personagem está gritando, mas uma imagem vale mais que mil palavras, conhecem esse ditado? Então, utilizem um Faceset ou parte do Character editado, com a expressão facial dele parecendo com a de um grito. Assim você pode deixar seu texto "limpo" e com apenas um "Ah!". Rindo

Mais uma coisa: não utilize a linguagem "internetesca", se é que me entende. Aqueles "XD", "vcs", "blz", "rox", "Feliz", "8D", "D:", etc em seus textos... Ficam bizarros! Mais vale um faceset e/ou um character modificado demonstrando isso do que um texto feio e mau escrito.




Bom, este é mais um tutorial para a Terra Makers... Fiquei, mais ou menos, uma hora e meia escrevendo ele, mas acho que valeu a pena! Normal

Go, go Makers! Coragem \ o /
Ir para o topo Ir para baixo
https://terramakersconsulta2.forumeiros.com
macosx
Rei
Rei
macosx

<b>Mensagens</b> Mensagens : 74
<b>MakerCoins</b> MakerCoins : 2147483647
<b>Data de inscrição</b> Data de inscrição : 17/04/2010

[Tutorial]: Seu jogo mais atraente! Empty
MensagemAssunto: Re: [Tutorial]: Seu jogo mais atraente!   [Tutorial]: Seu jogo mais atraente! EmptySáb Jul 03, 2010 11:23 pm

Bom para quem quer criar joguinhos, mais para JOGOS mesmo serão necessários outros conceitos, porém quebra o galho né? xD
Otimo tuto Arthur, continue contribuindo para o forum que eu te dou um Nintedo 3DS quando lançar xD

:cheers:
Ir para o topo Ir para baixo
 

[Tutorial]: Seu jogo mais atraente!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Terra Makers :: ~ SUPORTE E CRIAÇÃO :: Biblioteca de Pergaminhos-